Entrevista

O XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático decorre já amanhã, 13 de abril, no INATEL da Costa da Caparica. "Pretendemos apresentar uma abordagem multidisciplinar, do raro ao comum, de forma a promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, como defende a missão da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR)", antevê a presidente, Elsa Frazão Mateus. Veja o depoimento em vídeo.

“Pretendemos promover o desenvolvimento da Medicina Geriátrica nos países em que ainda está a emergir.” Quem o afirma é Sofia Duque, membro do Management Committee de Portugal e líder do Grupo de Trabalho 5 (Dissemination and Impact Maximization), sobre o PROGRAMMING COST Action 21122. Neste âmbito, realiza-se em Lisboa uma reunião já nos próximos dias 17 a 19 de abril, na Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos.

75 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e 50 anos do Congresso Português de Cardiologia (CPC). Dois marcos históricos que se assinalam nesta edição 2024 do CPC, destaca a presidente Luísa Moura Branco, que convida todos a participarem naqueles que serão momentos de partilha, com sessões focadas na inovação e evidência. “É desta junção que se faz a Cardiologia”, salienta. Assista à entrevista de antevisão do CPC, que se realiza de 19 a 21 de abril, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

“Os procedimentos ortopédicos não se vão modificar com a robótica, mas há vantagens que a inteligência artificial e a robótica nos podem trazer, nomeadamente na personalização da Medicina.” Palavras de Ricardo Rodrigues Pinto, coordenador de Ortopedia do Hospital CUF Trindade. A robótica, a inteligência artificial e a saúde digital são o mote para mais uma edição do Congresso de Ortopedia do Hospital CUF Trindade, que decorre já na próxima semana, de 13 a 14 de abril, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. Veja a entrevista, na qual apela à participação de todos os colegas para “uma oportunidade de troca de opiniões e de aprendizagem destas novas tecnologias”.

O Prémio de Investigação Noémia Afonso é promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) e tem o intuito de premiar profissionais e projetos na área do cancro da mama. Surgiu como uma forma de homenagem a uma profissional que teve um “desempenho importante” na Senologia e por isso, é um Prémio que pretende promover e incentivar a investigação, refere José Carlos Marques, presidente da SPS.

António Pedro Machado, presidente do Update em Medicina 2024, traça o balanço do evento científico, que decorreu de 14 a 17 de março, no Hotel dos Salgados, no Algarve. "Foi abordada uma ampla gama de tópicos médicos atuais, por forma a responder às necessidades presentes e aos desafios futuros que se antevêem", afirma o especialista de Medicina Interna, em entrevista à News Farma.

No próximo dia 12 de abril, o Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia, recebe a V Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED). Em vídeo, Susana Lopes, presidente da Sociedade, traça a antevisão de um evento subordinado ao tema "Endoscopia em Oncologia Digestiva: avanços e tendências".

“As doenças alérgicas têm um impacto enorme na qualidade de vida das crianças e jovens afetados e das suas famílias, bem como um impacto social e económico muito grande.” Palavras de Paula Leiria Pinto, presidente da comissão organizadora da 13.ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa, que vai decorrer em 10 de maio, no Hotel VIP Executive, em Entrecampos. Em entrevista, convida todos os especialistas da área a estarem presentes em mais uma edição do encontro. Veja o vídeo.

“O grande fator diferenciador deste Congresso é que vai reunir vários profissionais de saúde que lidam com doentes oncológicos e que precisam de ser integrados nas equipas multidisciplinares para conseguirmos os melhores resultados em Oncologia.” Quem o afirma é Catarina Ribeiro, fundadora do OncoSummit, que será nos dias 10 a 12 de maio, no Grande Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em entrevista, partilha, em primeira mão, os workshops “com temas extremamente interessantes”. Veja o vídeo. 

“É uma honra e um orgulho termos tantos médicos de família que gostem de estar connosco e que apreciem as jornadas.” Palavras de Rui Costa, presidente das Jornadas multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar (MGF), que decorrem de 21 a 23 de março, no Hotel Sheraton Porto. Veja a entrevista de antevisão, na qual enumera os principais temas de debate.

Publicações